Feira da moda possibilita bons negócios

A Paraná Fashion, feira da moda que se realiza em Maringá, vem alcançando resultados positivos para o setor de confecções do Paraná. A Rodada de Negócios Internacionais do Paraná Fashion registrou movimento de um milhão e meio de dólares, dobrando o número movimentado na primeira rodada, realizada em agosto de 2003, que movimentou 700 mil dólares.

Segundo Karina Turbay Polonio, coordenadora da Rodada de Negócios do Sebrae/PR organizadora da iniciativa – esta 2.ª Rodada de Negócios superou as expectativas. “Todos os compradores internacionais e os fornecedores ficaram satisfeitos. Os compradores encontraram aqui produtos de qualidade e com o perfil determinado por cada país participante, além de preços competitivos, abertos a negociações. Os fornecedores tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos a um novo mercado, enviar amostras e estão prevendo o fechamento de contratos nos próximos 90 dias”, contou a coordenadora.

O evento, em sua quarta edição, alcançou dimensão nacional, ganhando apoio para marketing e promoção do governo do Estado por orientação do governador Roberto Requião. “O incentivo ao setor de confecções é prioridade de meu governo”, reafirmou aos empresários de Maringá, ao visitar a feira.

Bons negócios

“As roupas paranaenses têm qualidade, e as empresas estão se preparando para o mercado externo, o que é muito importante para estar numa Rodada de Negócios. Não adianta somente atingir o nível máximo de qualidade, é preciso também, estar preparado para exportar e isso, o Sebrae está tratando de apoiar”, ressaltou o empresário Ricardo Madrigal, vice-presidente da Câmara de Comércio da Espanha. Madrigal disse ainda que a iniciativa de constituir Consórcios de Exportação é algo fundamental. “É possível unir as qualidades de cada marca num único selo. Aliar forças é o melhor caminho para as pequenas e médias empresas”, contou o espanhol.

Sérgio Cazalieri, empresário e designer do Consórcio Fusion B, de Curitiba, participou da Rodada de Negócios do Paraná Fashion durante os dois dias e demonstrou satisfação em apresentar seus produtos aos compradores internacionais. “Nosso principal mercado atualmente são os Estados Unidos.”

Jacir Strapazzon, diretor comercial da Traimon, empresa localizada no Sudoeste do Paraná que emprega 300 funcionários, apresentou sua moda masculina para compradores espanhóis e teve sucesso. “Hoje, já exporto na América Latina e tive aqui a oportunidade de apresentar meu trabalho para representantes do continente europeu, um mercado promissor. Atualmente, das 50 mil peças produzidas por mês pela Traimon, exportamos de 15 a 20 mil. Temos capacidade produtiva para fabricar 70 mil peças por mês e queremos alavancar nossas exportações, fechando negócios e produzindo mais”, contou o diretor comercial.

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