Foi assinado ontem, no Rio de Janeiro, acordo entre a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Equifax, empresa fornecedora de informações sobre crédito, que vai possibilitar às micros e pequenas empresas consultas sobre crédito em nível nacional, já a partir da assinatura do convênio. O acesso às informações se dará sem taxas de adesão, via internet, a preços competitivos com o mercado.
?Em um mercado em que as empresas encaram novas oportunidades e novos riscos todos os dias, mais do que oferecer um novo serviço de informações de crédito, o Sistema CNC/Equifax confirmado hoje visa apoiar a gestão do comércio, abrindo a possibilidade de novos negócios e geração de receita para todas as empresas representadas pela CNC?, explica o vice-presidente administrativo da CNC, Flávio Sabbadini. No Paraná, a federação do comércio e seus sindicatos associados serão os representantes do sistema.
Por meio da parceria, as empresas poderão consultar o banco de dados da Equifax, com informações sobre o comportamento financeiro e uma avaliação sobre o real potencial de crédito dos consumidores e empresas.
Os serviços disponibilizados incluem informações relativas a cheques sem fundos tanto de pessoa física quanto de jurídica, descrevendo se o cheque foi sustado por perda, roubo ou cancelamento, uma ferramenta de decisão de crédito e a negativação de inadimplentes. A partir de outubro serão disponibilizadas ainda consultas on-line de cadastros completos de pessoa física e jurídica, além de títulos vencidos e não pagos.
Entidades
A Confederação Nacional do Comércio representa, juntamente com seus sindicatos filiados, os quase cinco milhões de empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo que movem a economia brasileira e geram 20 milhões de empregos diretos. Junto com eles é responsável pelo Sesc e pelo Senac.
A Equifax é líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão de negócios, englobando o maior banco de dados de informação de crédito de consumidores e empresas do mundo.


