Federação de Cultura tem sede em Curitiba

Curitiba firmou-se como a sede da Federação Interestadual de Cultura (Feinc), que reúne as entidades sindicais patronais da área de cultura e recreação de quatro estados. Após longa negociação, a Feinc foi fundada em agosto de 2001, a partir de um desmembramento da Federação Nacional de Cultura (Fenac), e atua nos três estados do Sul e em Mato Grosso do Sul. A entidade recebeu oficialmente o status de federação sindical no último dia 12 de março, a partir de uma autorização do Ministério do Trabalho. “Com isso, teremos condições de funcionar plenamente”, afirma o presidente da Feinc, Mílton Garcia.

O objetivo dessa nova federação é prestar um melhor atendimento e assistência a clubes sociais e recreativos e às demais instituições patronais da área de cultura dos quatro Estados envolvidos. “Vamos defender o interesse dessas entidades assim como prestar-lhes orientação jurídica e fiscal”, declara Garcia.

Como a sede fica em Curitiba, a primeira delegacia será inaugurada em Porto Alegre (RS) nos próximos dias. O evento contará com a participação da diretoria do Feinc, do presidente do Secraso gaúcho, Clyton Baptista Puperti, além de várias autoridades políticas e empresariais do Rio Grande do Sul. “O apoio gaúcho foi fundamental para a criação da federação”, lembra Garcia. Futuramente outras delegacias funcionarão em Florianópolis (SC) e em Campo Grande (MS).

Além do paranaense Mílton Garcia, a diretoria da Feinc é composta de forma igualitária por integrantes dos demais Estados integrantes. A primeira medida tomada por ela foi o estabelecimento de um cronograma de atividades e instalações das delegacias regionais.

Voltar ao topo