Fed vai encerrar compras de ativos em 31 de março

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) confirmou que encerrará um de seus principais programas de sustentação à economia – as compras de US$ 1,25 trilhão em ativos lastreados em hipotecas -, o que deixará a nascente recuperação com menos apoio do governo. O Fed disse que a economia continua melhorando. Mas, segundo analistas, levará pelo menos vários meses antes que o Fed decida elevar a taxa de juro de curto prazo em resposta a um crescimento mais forte.

O banco central dos EUA disse que completará a compra de ativos hipotecários até o fim de março, conforme o planejado, encerrando um programa que muitos economistas acreditam que tenha sido chave para evitar outra Grande Depressão.

Para combater o aprofundamento da recessão, o Fed cortou sua taxa para o recorde de baixa – a faixa de zero a 0,25% – em dezembro de 2008, mesmo nível em que a mantém até hoje. Quando isso não se provou suficiente, o Fed injetou quase US$ 1,75 trilhão na economia com a compra de títulos de longo prazo do Tesouro dos EUA, títulos hipotecários e dívida emitida por firmas hipotecárias como a Fannie Mae e Freddie Mac em março de 2009. As compras ajudaram a levar uma série de taxas de longo prazo para baixo. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.