O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, disse em audiência na Comissão de Bancos, Habitação e Assuntos Urbanos do Senado que o banco central do país “não está preparado para adotar mais ações” para sustentar a recuperação imediatamente, jogando um pouco de água fria nas expectativas crescentes de que o Fed lançará um terceiro programa de afrouxamento quantitativo (QE3, na sigla em inglês).

continua após a publicidade

Bernanke iniciou seu segundo dia de depoimento no Senado dos EUA sendo alertado pelo senador republicano Richard Shelby sobre a inflação. Shelby afirmou que o Fed estará indo “na direção errada” se começar uma terceira rodada de compras de bônus para impulsionar a economia.

“O cenário está aberto para um ressurgimento da inflação caso o Fed não seja realmente cuidadoso”, afirmou o senador. Segundo Shelby, o principal desafio do Fed deveria ser determinar como tratar do seu balanço financeiro. “A última coisa que a nossa economia precisa no momento é de medo da inflação”, declarou.

O Fed encerrou recentemente seu programa de compra de bônus no valor de US$ 600 bilhões e tem esboçado a sua saída da atual posição acomodatícia. No entanto, em discursos preparados para as duas audiências no Senado, ontem e hoje, Bernanke deixou aberta a possibilidade de mais compras de bônus.

continua após a publicidade

“Ainda existe a possibilidade de que a recente fraqueza da economia se prove mais persistente do que o esperado e de que os riscos deflacionários possam ressurgir, o que implicaria na necessidade de suporte político adicional”, disse a autoridade. As informações são da Dow Jones.