Fed mantém juro perto de zero e destaca sinais positivos

O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), manteve o juro básico na faixa de zero a 0,25% ao ano, nível em que está desde dezembro passado, mas também ressaltou os sinais de recuperação econômica. O Fed anunciou ainda que vai estender seu programa de US$ 1,25 trilhão de compras de ativos lastreados em hipotecas até o próximo ano para ajudar o mercado financeiro a se ajustar. O banco central vai “gradualmente desacelerar o ritmo destas recompras de modo a promover uma transição suave nos mercados e antecipa que eles serão executados até o fim do primeiro trimestre de 2010”, diz o comunicado.

O programa de ativos lastreados em hipotecas é parte de uma iniciativa de resgate extraordinária que o Fed lançou para reduzir as taxas das hipotecas e estimular a economia. Uma vez que o Fed detalha uma saída do programa, o anúncio de hoje é significativo. Reforça a melhora do panorama econômico e reflete o desejo da autoridade monetária de desativar um dos programas de resgate lançados quando a crise financeira global estava em sua pior fase.

Em agosto, o Fed anunciou que gradualmente desativaria outro de seus programas de ajuda – o de US$ 300 bilhões para compra de Treasuries (títulos do Tesouro dos EUA). O Fed reiterou hoje que planeja concluir as compras de Treasuries até o fim de outubro de 2009.

O Fed votou por dez a zero para manter a taxa dos Fed Funds entre zero e 0,25%, nível recorde de baixa. O banco central americano também reiterou que espera que as taxas continuem em níveis excepcionalmente baixos “por um período prolongado de tempo”. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.