Fed mantém juro em 1,25%, a menor taxa em 41 anos

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciou ontem que manterá a taxa básica de juros norte-americana em 1,25% ao ano, em linha com o que esperava o mercado financeiro. A justificativa é que os riscos inflacionários e o encolhimento da economia representam riscos balanceados.

Após 11 reduções de juros em 2001, o Fed só voltou a cortar a taxa em sua última reunião, em 6 de novembro, quando baixou a chamada ??federal funds rate?? de 1,75% para 1,25%, o menor patamar em 41 anos, com o objetivo de baratear o crédito, estimular o consumo e alavancar o crescimento econômico.

O noticiário econômico pouco tem animado os analistas que aguardam sinais mais concretos do crescimento norte-americano. Na última sexta, o governo norte-americano informou que o desemprego atingiu 6% da população economicamente ativa em novembro.

No mesmo dia, o secretário do Tesouro, Paul O?Neill, renunciou ao cargo. Embora o mercado tenha absorvido positivamente a renúncia de Snow, pouco popular no setor financeiro, a substituição dele pelo executivo do setor de transportes John Snow frustrou aqueles que esperavam que uma figura mais próxima do mercado fosse alçada ao cargo.

Voltar ao topo