Fed está pronto para combater inflação, diz Bernanke

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, disse hoje que o banco central norte-americano está pronto para responder, conforme necessário, a uma disparada nos preços globais das commodities (matérias-primas), causada em parte pela turbulência no Oriente Médio. Ele afirmou, no entanto, que as expectativas de inflação nos EUA continuam baixas.

Na apresentação do relatório semestral sobre o estado da economia norte-americana, no Comitê Bancário do Senado, Bernanke reiterou que a recuperação da economia do país está ganhando tração, embora o crescimento do emprego e o mercado de moradia continuem fracos. O Fed estima que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA ficará na faixa de 3,5% a 4% em 2011. Para a autoridade monetária, pode haver razão para o otimismo na área de empregos nos próximos trimestres.

Em seu texto, Bernanke centrou foco na questão da inflação. Embora o Fed continue projetando inflação baixa para os próximos anos, Bernanke admitiu uma alta numa série de preços de commodities desde o verão passado (no hemisfério Norte). Embora os reajustes de preços provavelmente resultem “num aumento temporário e relativamente modesto” para os consumidores dos EUA, Bernanke deixou claro que o Fed não hesitará em agir se uma alta no petróleo e em outras matérias-primas ameaçarem a recuperação econômica.

“Vamos continuar monitorando estes desenvolvimentos de perto e estamos preparados para responder conforme o necessário, para sustentar a recuperação em curso em um contexto de estabilidade de preços”, disse Bernanke. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.