Fed está estimulando crédito para pequena empresa

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, disse hoje que a instituição está concentrada em estimular os bancos a emprestarem para as pequenas empresas. O Fed orientou seus analistas a não assumirem uma postura que faça os bancos adotarem atitudes conservadoras.

Durante uma sessão de perguntas e respostas em um evento patrocinado pelo Federal Reserve da Filadélfia, Bernanke disse que o principal problema enfrentado por companhias menores – que possuem um papel fundamental na recuperação econômica por contribuírem com a geração de empregos – é provavelmente a obtenção de crédito.

O presidente do Fed afirmou que os analistas do Fed precisam “atingir o equilíbrio correto”. Segundo ele, eles não devem voltar a agir como em 2006, quando os empréstimos eram realizados sob termos muito frouxos, nem devem tornar a oferta de crédito muito apertada. Para Bernanke, a redução do desemprego será crucial para a economia dos EUA e “uma das chaves para isso será superar as restrições ao crédito impostas às pequenas empresas”. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo