Fed eleva juro básico dos EUA para 1,25% ao ano

O Fed (Federal Reserve, o banco central americano) elevou a taxa básica de juros dos Estados Unidos de 1% para 1,25% ao ano. Foi a primeira alta na taxa de juros do banco central americano em quatro anos. Desde o estouro da bolha de tecnologia no início da década, que afetou o mercado global e reduziu investimentos no setor produtivo, o Fed vinha adotando uma política monetária mais relaxada na tentativa de estimular a maior economia do mundo.

O ápice dessa estratégia aconteceu em junho de 2003, quando o banco reduziu a taxa básica para 1% ao ano, a menor desde 1958. De lá para cá, a economia americana deu diversos sinais de fortalecimento e, com o reavivamento das pressões inflacionárias, o mercado começou a se preparar para a virada na política de juros nos primeiros meses deste ano.

O próprio Fed havia divulgado, em comunicado distribuído após sua reunião de maio, que a ?posição acomodativa quanto à política monetária, em conjunto com um robusto crescimento subjacente na produtividade? estava impulsionando a atividade econômica nos EUA.

Os últimos dados sobre inflação, no entanto, levaram o Fed a elevar os juros – taxas mais altas implicam em crédito mais caro, o que contém o consumo e ajuda a controlar a disparada de preços.

O aumento de 0,25 ponto percentual na taxa de juros do banco ficou em linha com o que esperava o mercado financeiro. Com uma garantia de remuneração maior dos títulos do governo americano -considerados as aplicações financeiras mais seguras do mundo, com risco próximo de zero – os investidores passam a evitar a exposição a riscos maiores, como ações, dívidas públicas e privadas e o câmbio de moedas.

O mercado financeiro temia uma alta de 0,50 ponto percentual na taxa de juros em razão da alta de preços, porque o consumo, que é o grande motor da economia americana, poderia sofrer uma forte contração, comprometendo a retomada da economia dos EUA por causar a elevação das taxas das demais modalidades de crédito no país.

Inflação

Os recentes aumentos da inflação nos EUA influenciaram a decisão do banco. O CPI (sigla em inglês para índice de preços ao consumidor) de maio subiu 0,6%, maior alta desde janeiro de 2001. Os altos preços do petróleo (que romperam a barreira dos US$ 42 em maio) e o crescimento da demanda estiveram entre os fatores que impulsionaram os preços de energia.

A disparada de preços do petróleo em abril (que atingiu o recorde histórico de US$ 42) afetou os preços de energia no país, que subiram 4,6% em maio, maior alta desde janeiro e muito acima do 0,1% de alta em abril. Os preços da gasolina dispararam, com alta de 8,1%.

No entanto, o presidente do Fed, Allan Greenspan, disse em seu testemunho ao Comitê Bancário do Congresso americano neste mês que vê ?pouca possibilidade de que a inflação venha a disparar e forçar uma série agressiva de aumentos na taxa de juros?.

?Nossa visão é de que pressões inflacionárias não deverão ser uma preocupação mais séria por enquanto?, disse Greenspan ao Congresso. ?(Aumentos na taxa de juros) provavelmente terão de ser avaliados nos trimestres à frente.?

PIB

O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA apresentou um crescimento anualizado de 3,9% no primeiro trimestre deste ano, na revisão final do crescimento da economia entre janeiro e março deste ano. Em maio, o governo havia divulgado preliminarmente que a economia havia crescido 4,4% nos primeiros três meses do ano.

O resultado marca o ritmo mais lento no crescimento econômico americano desde o segundo trimestre do ano passado, quando subiu 3,1%.

Brasil poderá ser prejudicado

A economia brasileira pode sofrer um impacto negativo após o aumento dos juros nos Estados Unidos. A decisão também pode atrapalhar a política do Banco Central brasileiro de reduzir gradualmente os juros no País. Isso porque o rendimento das principais aplicações financeiras do mundo terão de subir, para manter a mesma atratividade em relação aos papéis do Tesouro dos EUA, considerados de risco zero.

Ao mesmo tempo, as aplicações nos títulos do governo dos EUA devem ?sugar? investimentos até então de maior risco – como ações, dívidas de empresas e governo, moedas -, o que tende a tirar dinheiro do Brasil e de países emergentes em geral.
Como fator atenuante dessa tendência temos o fato de que o aumento dos juros nos EUA era amplamente esperado pelos mercados internacionais e já havia sido ?precificado? – ou seja: já estava embutido nas taxas de juros e preço de ações e títulos de dívidas.

Outro fator minimizador é que o aumento dos juros nos EUA foi de apenas 0,25 ponto percentual, o que eleva a taxa para 1,25% ao ano, ainda em patamar de 1961 (em novembro de 2002, o Fed baixou os juros de 1,5% para 1,25%).

Mudança balança economia

Na prática, o aumento dos juros nos EUA motiva uma completa realocação dos investimentos a partir de novas percepções de risco. Explicando: como o investimento de risco zero paga um juro maior, quem aceitava correr um pequeno risco para ter um rendimento um pouquinho melhor perde essa necessidade – pois pode ter o mesmo ganho sem risco algum.

O mesmo acontece para os investidores mais arrojados que se submetiam a um risco maior ainda para ganhar bem mais. Com o aumento dos juros pagos, esse investidor não precisa correr tamanho risco para ganhar a mesma coisa.

Por risco, entenda-se simplesmente a possibilidade remota, eventual – ou mesmo improvável – de não receber o dinheiro investido.

E assim sucessivamente, até chegar a riscos muito elevados de inadimplência, que exigem remunerações compatíveis para cobrir eventuais (e prováveis) quebras nos compromissos (ou seja: calote).

O mercado considera como de alto risco papéis de países emergentes – como o Brasil -, além de títulos de empresas em dificuldades financeiras. É por isso que o aumento nos juros norte-americanos quase sempre coincidem com o retorno de dinheiro aos EUA, valorização internacional do dólar e melhor financiamento do déficit das contas externas americanas.

Esses movimentos são ainda acompanhados pela diminuição dos investimentos em países emergentes e pelo fim do dinheiro barato disponível para esses países.

Bolsa fecha pior semestre

A Bovespa fechou ontem o seu pior semestre desde junho de 2002, ano da eleição do presidente Lula, e acumulou perdas de 4,8%. Mas a bolsa subiu ontem 1,67% e atingiu o maior patamar em dois meses, favorecida pelo anúncio da subida do juro nos EUA, de 1% para 1,25%. ?O mercado dos países emergentes respirou aliviado.

A decisão do banco central americano veio dentro das expectativas. Agora, vamos voltar o foco para questões políticas internas?, disse o diretor da corretora Americainvest, Luiz Kleber Hollinger.

Os investidores temiam uma alta brusca do juro, de 0,50 ponto percentual. Se isso ocorresse, a reação dos bancos seria acelerar as vendas de ativos de risco, como os papéis de emergentes, e direcionar recursos para os títulos do Tesouro americano, que estão mais atrativos.

Para o estrategista do banco BNP Paribas, Alexandre Lintz, a nota do Fed (Federal Reserve) sinalizou um processo de alta gradual dos juros. O banco prevê aumento de 0,25 ponto nas próximas três reuniões (agosto, setembro e novembro) e um de 0,50 ponto em dezembro. No fim do ano, a taxa seria de 2,5%.

O Fed atribuiu a ?fatores transitórios? (como o petróleo caro) a alta recente da inflação. Segundo Lintz, os novos dados da economia vão confirmar ou desmontar essa avaliação do Fed, dando novos rumos ao mercado.

Voltar ao topo