Um ex-funcionário do setor de habitação no governo do ex-presidente Barack Obama, Raphael Bostic aparece como o principal candidato a comandar o Federal Reserve de Atlanta, segundo pessoas ligadas ao assunto. Caso seja nomeado, Bostic, professor de Política Pública da Universidade do Sul da Califórnia em Los Angeles, se tornaria o primeiro afro-americano a presidir uma das sedes regionais do banco central americano.

continua após a publicidade

Uma porta-voz do Fed de Atlanta disse que o processo de seleção do novo presidente “está ainda em andamento”. Bostic não respondeu aos pedidos de comentário. A nomeação de Bostic poderia ser anunciada nas próximas semanas, segundo uma pessoa ligada ao tema. Dennis Lockhart pediu demissão do comando do Fed de Atlanta no fim de fevereiro.

continua após a publicidade

O Fed tem sofrido crescente pressão de congressistas e ativistas para melhorar a diversidade de seu comando. Dos 16 presidentes regionais e diretores, 15 são brancos, 12 são homens e dez tem Ph.D. Em Economia, enquanto nenhum é negro ou hispânico. O presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, é filho de imigrantes indianos. Três afro-americanos integraram o conselho de diretores do Fed em seus 104 anos de história.

continua após a publicidade

Bostic, de 50 anos, atuou entre 2009 e 2012 como secretário-assistente para o desenvolvimento político e pesquisa no Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano, um posto que exigiu confirmação do Senado. Ele está na universidade desde 2001 como diretor do Departamento de Governança, Administração e Processo Político na Sol Price School of Public Policy. Também já atuou como economista da equipe e economista sênior na área de estudos financeiros do conselho do Fed em Washington entre 1995 e 2001, onde teve um trabalho premiado. É Ph.D. em Economia pela Universidade Stanford e também tem estudos em Harvard.

No governo Obama, Bostic era responsável por ajudar a implementar os programas de resgate do setor imobiliário. Além disso, atuou para a reforma dos mercados hipotecários dos EUA. Na vida acadêmica, suas pesquisas tratam de riqueza, empréstimos e a propriedade de casas, particularmente em famílias de renda baixa e moderada e em minorias.

O distrito do Fed de Atlanta abrange Alabama, Flórida, Geórgia e partes da Louisiana, do Mississippi e do Tennessee, uma área com populações de minorias consideráveis. Fonte: Dow Jones Newswires.