Fed adota novas medidas para melhorar liquidez

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) anunciou nesta sexta-feira (19) novos programas para aliviar a pressão e impulsionar os mercados financeiros, incluindo um plano para recompra de obrigações de dívida relacionadas às agências hipotecárias americanas Fannie Mae e a Freddie Mac de certas instituições financeiras.

O Fed disse que pretende comprar das instituições financeiras credenciadas à autoridade monetárias (primary dealers) obrigações de dívida de curto prazo, emitidas com um desconto (discount notes) de agências federais, ou obrigações de dívida de curto prazo emitidas pela Fannie Mae e Freddie Mac e dos Bancos de Empréstimo Imobiliário Federal.

Como parte de novos programas para ampliar a liquidez dos mercados, que irá estender os empréstimos sem obrigação de pagamento (non-recourse, normalmente empréstimos cujo repagamento acontece com o lucro proveniente da aplicação dos recursos), à taxa de crédito primária, aos bancos americanos para financiar suas compras de ativos de alta qualidade lastreados por papéis de curto prazo emitidos pelas empresas como forma de financiamento (commercial papers) dos fundos mútuos de mercados monetários (dívida de curto prazo).

“Isto deverá ajudar os fundos mútuos de mercados monetários que detêm tais papéis a atender demandas por resgate de investidores e alimentar a liquidez nos mercados (de ativos lastreados por commercial paper) e no mercado monetário de modo geral”, disse o Fed.

O Fed de Nova York explicou o funcionamento do novo programa para ampliação de liquidez dos mercados financeiros, dizendo que fará algo que não fez em muitos anos e que irá adquirir dos primary dealers, com os quais realiza negócios diretamente, dívida de curto prazo emitida pela Fannie Mae e pela Freddie Mac e pelos Bancos Federais de Empréstimo Imobiliário.

Em nota, o Fed de Nova York disse que, assim como em suas aquisições regulares de ativos do Tesouro que são parte de esforço técnicos para atingir os objetivos de política monetária do banco central, irá realizar uma série de “leilões competitivos” com os primary dealers para comprar ativos das agências.

“Uma série de operações de recompra está planejada para as próximas várias semanas”, disse o Fed de Nova York. As informações são da Dow Jones.