FecomercioSP: emprego no varejo volta a apresentar saldo negativo em setembro

O comércio varejista paulista voltou a eliminar postos de trabalho em setembro, após saldo positivo em agosto. No nono mês do ano, foram admitidos 76.362 empregados e desligados 84.330, registrando um saldo negativo de 7.968 vagas. Com isso, a ocupação formal no setor atingiu de 2.129.622 empregados, queda de 0,4% na comparação com o mês imediatamente anterior. Os dados compõem a pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) a partir de dados do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os dados compilados pela entidade mostram que, nos primeiros nove meses do ano, foram fechados 60.848 postos de trabalho no varejo paulista. Em relação a setembro do ano passado, são 38.038 empregos a menos, uma baixa de 1,8% no estoque de empregados formais nesta base de comparação.

A pesquisa mostra ainda que apenas os setores de Supermercados e Farmácias e Perfumarias tiveram aumento do número de empregados em relação a setembro do ano passado, com alta respectiva de 1,3% e 2,7%.

Já as outras sete atividades acompanhadas pela entidade registraram eliminação de vagas em setembro em relação ao mesmo mês do ano anterior. A queda mais expressiva foi observada no segmento de Concessionárias de Veículos (-7,5%) e Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos e Lojas de Departamentos (-5%).

Para a assessoria econômica da federação, o cenário do mercado de trabalho no varejo paulista é reflexo da crise econômica, que tem retraído o consumo das famílias e aumentado os custos operacionais das empresas. “A expectativa é que o cenário não se altere a curto prazo, e os próximos dois meses devem registrar saldo positivo por causa das contratações temporárias do fim de ano. Ainda assim, os resultados devem ser inferiores aos observados no final de 2014”, diz a nota.

Varejo paulistano

A tendência de fechamento de postos de trabalho também foi observada no varejo da cidade de São Paulo. Em setembro, foram admitidos 23.463 empregados e desligados 26.229, o que resultou em um saldo negativo de 2.766 vagas.

Segundo a FecomercioSP, a ocupação formal atingiu 664.426 empregados na cidade de São Paulo em setembro, baixa de 0,4% em relação ao mês anterior.

No acumulado de 2015, o saldo negativo atingiu 15.842 vagas no comércio varejista da cidade.

Voltar ao topo