O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do município de São Paulo subiu 2,3% em setembro para 100,6 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, informou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), nesta segunda-feira, 20. Apesar dessa melhora, o comerciante paulistano segue pessimista com o cenário econômico atual, avaliam os técnicos da FecomercioSP.

continua após a publicidade

“Entre os indicadores que compõem a confiança do comerciante, o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) demonstrou que a percepção sobre o momento atual é de pessimismo”, reforçam os economistas. O índice caiu 1,5% para 66,2 pontos, contra 67,2 registrados em agosto.

O aumento de 5,4% no Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), para 138,9 pontos, juntamente com a alta de 0,8% no Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) mostram uma perspectiva de melhora no cenário futuro.

continua após a publicidade

Ainda segundo os técnicos da FecomercioSP, na análise por porte, as empresas com mais de 50 empregados já haviam revertido a tendência de queda em agosto, comportamento agora que também se repete para as empresas de menor porte.

O comportamento, segundo a FecomercioSP, é comum na economia, com a confiança melhorando primeiro nas empresas maiores para, depois, atingir as menores, indicando uma sensação de ligeiro ajuste no setor – ainda que modesto e não conclusivo.

continua após a publicidade

O ICEC das empresas com mais de 50 empregados alcançou 122 pontos, alta de 9,5% em relação a agosto. No mesmo período comparativo, o ICEC das empresas com até 50 empregados cresceu 2,1% atingindo 100,1 pontos.

De acordo com os técnicos da entidade, a inflação tem sido a principal influência do resultado do índice. O pessimismo com o cenário atual, ainda segundo eles, é reflexo de constantes altas dos preços e de crédito mais caro.