Fator: baixo crescimento ajuda a afastar investimentos

A variação do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2013, com um crescimento de apenas 0,6% em relação aos últimos três meses de 2012, soma-se à lista de fatores que já contribuem para afastar os investimentos na economia brasileira. É o que avaliou para o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco Lima Gonçalves.

Para ele, a abertura das contas do PIB mostra algumas rubricas em expansão, como a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que cresceu 4,6% no primeiro trimestre em relação a igual período do ano passado, e o PIB agropecuário, com expansão de 9,7% nos tr~es primeiros meses do ano em relação ao quarto trimestre de 2012, mas o consumo da famílias, para o qual o investidor olha de fato, teve mau desempenho.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo das famílias, pela ótica da demanda, cresceu apenas 0,1% no primeiro trimestre comparativamente ao quarto do ano passado. “Para o investidor colocar dinheiro na economia, o que importa é se o consumo está crescendo”, reiterou o economista do Fator.

Lima Gonçalves esperava que o consumo das famílias fosse crescer 0,3%. “Já era uma previsão fraca, mas o resultado não era para ser 0,1%. A contrapartida do consumo pela ótica da oferta não está na agricultura nem na indústria, que foram bem, mas no setor de serviços, que desacelerou”, ponderou, referindo-se à variação de apenas 0,5% deste segmento na margem.

Sobre a expressiva expansão do PIB agropecuário, de 9,7% na margem, o economista avalia o crescimento se deu mais sobre um aumento da quantidade. De acordo com Lima Gonçalves, quem defende o discurso de que a inflação acelera na esteira da demanda crescente precisa rever a posição. “Não é que a economia vai mal, mas ela continua mostrando sinais de fraqueza”, diagnostica. Ele disse ainda que, com o resultado do PIB do primeiro trimestre, o aumento da Selic hoje pelo Copom está mais para 0,25 ponto porcentual do que para 0,50 ponto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna