Faltam produtos paranaenses nas gôndolas

A intenção de dobrar, em dois anos, a participação de produtos fabricados no Paraná à venda em redes de supermercados no Estado, divulgada em novembro de 2006, deve continuar dando trabalho à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) no próximo ano. Hoje, a entidade não tem números consolidados para avaliar se a meta do programa de Aumento de Vendas dos Produtos Paranaenses foi atingida, mas afirma que o objetivo principal da ação – estabelecer contatos entre fornecedores e compradores – foi alcançado. E informa, ainda, que os balcões de negócios, paralisados em 2008, devem ser retomados no ano que vem.

Na época da divulgação da iniciativa, chegou-se a prever metas ousadas, como de elevar o percentual que era de 10% para algo em torno de 20% a 25%. Mas já se admitia que haveria problemas. O presidente do sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures, chegou a declarar que alguns dos motivos para a baixa porcentagem de produtos locais nas gôndolas dos supermercados eram o pequeno número de fornecedores regionais e o baixo investimento no desenvolvimento de novos produtos.

O coordenador do Conselho Setorial da Agroindústria e Alimentos da Fiep, Joaquim Cancela Gonçalves, porém, minimiza as metas percentuais e prefere dar ênfase a objetivos mais amplos. “Reunimos os dois lados e muitas redes de supermercados passaram a comprar os produtos paranaenses. Quebramos algumas barreiras. Às vezes, a dificuldade era chegar ao mercado, e a Fiep fez esse intercâmbio”, analisa.

Mas Gonçalves lembra que o sucesso da iniciativa não deve se apoiar apenas da existência do programa. “Tudo depende também da aceitação dos produtos pelo consumidor”, afirma. De qualquer forma, ele ressalta que os intercâmbios foram bem vistos pelos supermercados. “A participação dos produtos paranaenses aumentou, e ainda avança.”

Balcões

Para fazer a ponte entre produtores e mercados, foram feitos, até o final de 2007, em parceria com a Associação Paranaense dos Fornecedores de Supermercados (Assosuper), oito balcões de negócios regionais. A informação é da assessoria de comunicação da Fiep. Redes como Carrefour, Angeloni, Wal Mart, Muffato, Pão de Açúcar, Condor, Super DIP, Festval e Jacomar foram representadas.

Segundo Gonçalves, o grau de satisfação das empresas que participaram dos balcões foi bom. Mesmo assim, em 2008, nenhum balcão foi realizado. Entretanto, ele informa que os eventos deverão ser retomados em 2009. “Estamos com dois programados, para abril e setembro, provavelmente. Vamos continuar à disposição dos supermercados e dos produtores.”

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