Falta de pneus prejudica produção nas montadoras

A demanda aquecida por carros, caminhões e tratores está provocando a falta de peças, principalmente pneus, nas montadoras. O quadro verificado há cinco anos, quando veículos ficaram incompletos nos pátios, volta a se repetir. Com a incapacidade dos fornecedores locais de darem conta da demanda, as empresas apelam para a importação ou a compra de produtos no mercado de reposição, a custo mais elevado.

Na CNH (antiga Case New Holand), fabricante de máquinas agrícolas, há 150 veículos aguardando pneus e peças como engrenagens no pátio da fábrica em Curitiba (PR). Os veículos esperam três semanas para serem completados. A CNH deve importar este ano 10 mil pneus dos EUA, contra 3 mil em 2007. O produto é 30% mais caro que o nacional, por causa do frete. Outros 5 mil pneus devem vir da China, Argentina e Itália.

A Fiat Automóveis também enfrenta ?abastecimento crítico? de pneus, segundo o diretor de compras Osias da Silva Galantine. ?Vamos fechar contrato com a China e daqui a dois meses começaremos a importar 50 mil pneus mensais?, informa.

A Scania ampliou entre 1% e 2% as importações de peças forjadas, fundidos, rolamentos e tubos para complementar o fornecimento local. A Iveco, que importa mensalmente 500 contêineres com 3 mil itens para caminhões informa que, além do gargalo, enfrenta desabastecimento por causa da greve na Receita Federal. Nas últimas semanas, recorreu ao transporte aéreo ?a um custo dez vezes maior em relação ao navio?, diz o diretor de compras Lúcio Bicalho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.