Falta de peças enche de carros o pátio da Volks

Cerca de 4 mil veículos estão no pátio da montadora Volkswagen-Audi, em São José dos Pinhais, à espera de peças e de cegonheiras. A informação é do coordenador da comissão de fábrica da Volks, Osvaldo Ferreira Duarte. Segundo ele, a falta de peças, entre elas pneus Pirelli, está atingindo aproximadamente 1,2 mil veículos, enquanto os outros 2,8 mil aguardam o transporte. A empresa, por meio da assessoria de imprensa, confirmou a existência de quase 3 mil veículos no pátio por falta de cegonheira, mas negou que haja falta de peças.

O motivo é atribuído ao crescimento da produção de veículos: em junho, a Volkswagen aumentou a produção em 148%, e a Audi, 82%. “Está havendo uma demanda alta, e os fornecedores não estão conseguindo suprir as necessidades”, revela Duarte. Em maio, a Volks produziu 5.529 veículos – um número baixo, por conta da greve dos funcionários que durou sete dias. Em junho, a montadora retomou a produção e encerrou o mês com 13.715 veículos. No primeiro semestre, a Volks e a Audi produziram juntas cerca de 53,7 mil veículos – a Volks cresceu 45% em relação ao mesmo período de 2003, e a Audi reduziu 36%.

O crescimento da produção se deve ao modelo Fox quatro portas. Até maio, a montadora produzia cerca de 400 veículos por dia. A partir de junho, passou para 700 veículos por dia, dos quais 419 são Fox quatro portas. A produção da versão duas portas é de apenas 53 por dia, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, e o restante se divide entre Audi (cerca de 30) e Golf. Também em junho, a montadora abriu o terceiro turno e contratou quase 1,1 mil funcionários.

Volkswagen-Audi

A montadora Volkswagen-Audi, por meio da assesoria de imprensa, negou a falta de peças, mas admitiu que haja cerca de 3 mil carros no pátio, à espera do transporte. “Houve a abertura de terceiro turno e a produção passou de 400 por dia para 700. O estoque no pátio é normal neste processo”, afirmou a assessoria. Segundo a empresa, a vazão dos veículos tende a ser maior daqui para frente. Ela também negou atraso na entrega às revendedoras por conta do problema de logística. “Se houve algum atraso, foi de um ou outro caso isolado”, afirmou.

Em Curitiba, as concessionárias que revendem os veículos da Volkswagen também não confirmaram o atraso na entrega dos modelos Golf e Fox produzidos em São José dos Pinhais, ou falta de produtos nas lojas. Segundo o diretor de vendas da Servopa, Marco Rossi, “por enquanto, as entregas estão dentro do prazo.” O subgerente de vendas da Corujão, Antonio Carlos Altheim, afirmou que as entregas programadas na semana estão sendo cumpridas. Na Luson, em São José dos Pinhais, a gerente de informática Neiva Schaeffer também informou que não há problemas de atraso na entrega. “Está tudo normal. Há inclusive produtos para pronta-entrega”, afirmou ela.

Voltar ao topo