PELT 2020

Falta de investimentos prejudica o Estado

A falta de investimentos em planejamento e de realização de obras de infraestrutura no setor de transportes comprometem o desenvolvimento da economia paranaense. Além dos problemas das rodovias, o Estado ainda carente de investimentos nos portos e ferrovias.

Ontem, o assunto foi tema de um encontro na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), onde foram discutidas questões relativas ao Plano Estadual de Logística e Transporte para o Estado do Paraná (PELT 2020).

O PELT 2020 tem como objetivo apontar as intervenções consideradas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. No setor portuário, foi destacado o atraso do Paraná em relação ao estado vizinho de Santa Catarina, que conta com os portos de Itajaí, São Francisco do Sul, Navegantes e Itapoá, que deve ser inaugurado em breve.

“Nos últimos anos, houve erro nas diretrizes de comando da parte portuária do Paraná, o que fez com que diversas operações deixassem de acontecer no Estado, e passassem a ser realizadas em Santa Catarina. Lá, só o porto de Itajaí recentemente triplicou seu movimento de carga. Enquanto isso, o Paraná tem o Porto de Paranaguá bastante desestruturado e o de Antonina fora de operação”, disse o coordenador do grupo de trabalho de transporte do CREA-PR, Paulo Nascimento.

Ferroviário

Sobre o transporte ferroviário, Paulo comentou que, no Paraná, existem trechos de ferrovia e não uma ferrovia constante, com começo, meio e fim. Isto faz com que o Estado fique muito dependente do modal de transporte rodoviário, que é mais caro e poluente. “O Paraná não tem um projeto estratégico para ferrovias. Em função disso, acaba tendo uma série de prejuízos”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.