Levantamentos apresentados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) apontam para queda na produção de grãos na safra 2009/2010.

continua após a publicidade

A maior retração – informa a Conab – ocorre no milho segunda safra, cultura mais atingida pela estiagem em alguns estados. A nova estimativa prevê uma safrinha de 17,41 milhões de toneladas, ou 624 mil toneladas a menos em relação a abril. As maiores quebras estão no Mato Grosso e no Paraná.

Estão mais evidentes neste levantamento os efeitos da falta de chuvas que prejudicaram o rendimento das principais lavouras de grãos no Paraná. Em contrapartida ao milho, a lavoura de feijão deve produzir acima do projetado anteriormente e a área plantada com trigo também vai aumentar, fazendo com que a situação possa ser amenizada ou revertida reduzindo as perdas nas lavouras.

Os relatórios simultâneos divulgados ontem projetam para o Paraná uma produção total de 25,94 milhões de toneladas de grãos (IBGE) e de 26,04 milhões de toneladas de grãos (Conab).

continua após a publicidade

Esses resultados consolidam perdas de 4,5 milhões de toneladas em relação ao desempenho da safra anterior. Para o País, as projeções apontam para uma safra de 136,06 milhões de toneladas de grãos, segundo o IBGE, e de 136,58 milhões de toneladas, segundo a Conab. Em relação à safra anterior as reduções previstas são de 6,8% e de 5,2% menores em relação à safra 2008.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, considera que os relatórios do IBGE e da Conab refletem a perda da safra de verão, cuja colheita está sendo encerrada e os prejuízos ficaram concentrados na cultura do milho (36,7%) e em menor proporção na soja (19,5%).

continua após a publicidade

“Os prejuízos para a soja são menores porque os preços estão muito firmes no mercado”, disse Bianchini. Em relação ao milho, além do percentual de perdas maior os preços estão relativamente baixos.

Segundo o relatório do mês de abril da Conab, a expectativa para o feijão da segunda safra prevê aumento de 24,5% em relação ao desempenho da safra 2007/08.

Este ano devem ser colhidas 427.500 toneladas de feijão e no ano passado no mesmo período foram colhidas 343.500 toneladas do grão. Com isso a produção de feijão prevista no Paraná entre as três safras é de 801 mil toneladas, superior em 4,9% à safra do ano passado que totalizou 763.800 toneladas.

A produção de milho safrinha poderá ser 2,1% maior em relação ao ano passado. O relatório da Conab de abril prevê a colheita de 5,77 milhões de toneladas, 120 mil toneladas acima da safra anterior, que resultou em 5,65 milhões de toneladas.

Apesar do aumento na produção, Bianchini esclareceu que o volume previsto está abaixo das expectativas da Seab por causa da estiagem. “As recentes chuvas apenas reduziram as perdas”, acentuou.

A área projetada para o cultivo de trigo é de 1,17 milhão de hectares, 1,6% maior do que o ano passado, quando a área ocupada foi de 1,15 milhão de hectares.

A soja, cuja colheita está no final, deve apresentar uma produção total de 9,57 milhões de toneladas, 19,5% inferior à do ano passado, que rendeu 11,89 milhões de toneladas.

O milho da primeira safra, também em fase final de colheita, deve apresentar uma produção de 6,14 milhões de toneladas, volume 36,7% inferior à da safra anterior, que rendeu 9,7 milhões de toneladas no mesmo período.

A área total ocupada por todos os grãos no País é de 47,56 milhões de hectares, sendo 37,4% na região Sul, 31,7% no Centro-Oeste, 17,4% no Nordeste, 10,1% no Sudeste e 3,4% no Norte.