As pequenas agroindústrias apoiadas pelo programa Fábrica do Agricultor, desenvolvido desde 1999 pelo Governo do Estado, estão passando de unidades produtivas somente familiares para empreendimentos de médio porte. “As empresas continuam sendo administradas pelas famílias, mas já oferecem mais empregos e geram mais renda nos municípios”, diz o técnico do programa Fábrica do Agricultor, Abdel Nasser.

Um dos exemplos é a fábrica de embutidos Irmãos Nuzda, de Castro, que faz parte do programa há dois anos. “Nosso negócio só deslanchou quando entramos para o a Fábrica do Agricultor”, conta o proprietário Vilmar Rodrigues. Depois de ingressar no programa, a agroindústria de Vilmar passou de três para 21 funcionários e seu faturamento subiu de R$ 1,5 mil por mês para R$ 20 mil.

“Minha vida mudou. Antes eu ia trabalhar de bicicleta; hoje, tenho quatro carros. Em casa, só tinha um radinho a pilha. Agora, tenho televisão colorida na sala e nos quartos das duas crianças”, comemora. A produção da empresa deu um salto, passando de 60 quilos de lingüiça por semana para 4 mil quilos. “Também diversificamos a produção. Hoje vendemos lingüiça cracóvia, salame rosa, salame polonês, lingüiça frescal e carcaça”.

Vilmar atribui o crescimento da fábrica de embutidos se deve à desburocratização na documentação e à conquista do selo para comercialização dos produtos no Estado (SIP), conseguidos através do programa Fábrica do Agricultor. O agroempreendedor adianta seus planos: “com o programa, pudemos construir uma câmara fria, primeiro impulso para começar a expandir o nosso negócio; agora, queremos dobrar a produção com a construção de mais uma câmara fria”.

O produtor ainda aconselha: “quem realmente quer crescer, precisa só de uma ajuda, porque o resto se faz com vontade de trabalhar, honestidade e um produto de qualidade que conquiste a clientela”. Vilmar conta que já tem mercado para quando produzir mais. “Conseguimos fazer com que o consumidor conheça a nossa marca e procure pelo nosso produto”, diz.

Vinho

Outro agroempreendedor que está comemorando os resultados de sua produção é o diretor comercial dos Vinhos Cleverlim, Clediney Santos. A fábrica de vinhos é de Maringá, existe há 9 anos, e está há dois no programa Fábrica do Agricultor. “Utilizamos o financiamento para ampliação do negócio, com a compra de equipamentos mais modernos, que fizeram com que a produção deslanchasse e conquistasse mercado em todo o Estado”, explica.

Desde que começou a fazer parte do programa a agroindústria só vem crescendo. “Com a Fábrica do Agricultor conseguimos aumentar em 50% o número de funcionários, que hoje chega a 45, e lançar uma linha especial, com garrafa de qualidade superior”, conta.

Clediney também atribui ao programa a conquista de novos mercados. “Não tínhamos onde vender o nosso produto. Depois do programa e da participação nas feiras Sabores do Paraná, conseguimos divulgar nossa marca e hoje já vendemos até em supermercados de Curitiba”, diz entusiasmado.

continua após a publicidade

continua após a publicidade