O Natal de 2004 será o melhor de todos os tempos na visão de algumas das principais fabricantes de celulares instaladas no País. De acordo com Nokia, Motorola, Siemens, Ericsson e Gradiente, as festas de fim de ano prometem um forte impulso nas vendas, estimuladas tanto por produtos de maior valor agregado, quanto pela entrada do celular em camadas de menor poder aquisitivo.

Apesar de não terem fornecido previsões individuais de vendas, as cinco companhias concordaram que a base de assinantes do setor poderá encerrar o ano com aproximadamente 65 milhões de usuários. “Temos certeza de que as vendas deste Natal serão suficientes para elevar a base de assinantes do setor para algo em torno de 64 ou 65 milhões de usuários no final do ano”, disse o vice-presidente da Incubadora de Negócios da Gradiente, Dante Iacovone, que também ocupou a presidência da BCP.

Para o diretor da Siemens Mobile, Humberto Cagno, boa parte do avanço deste Natal virá inclusive com a entrada do celular em camadas de menor poder aquisitivo. De acordo com o executivo, o aparelho tornou-se uma ferramenta de inclusão social, o que deve garantir a preferência dos consumidores.

Na visão da líder mundial Nokia, o impulso nas vendas tem sido acompanhado de um aumento da competição. Mesmo assim, o crescimento deve ser suficiente para justificar a comemoração. “Temos sentido um aumento das pressões, provocado pela entrada de novos competidores. Mas tenho certeza de que este será um dos melhores natais dos últimos anos para o setor de telefonia móvel”, disse o vice-presidente e gerente-geral da Nokia Mobile, Claudio Raupp.

continua após a publicidade

continua após a publicidade