Em baixa

Fábrica da Volvo dispensa cerca de 200 funcionários em Curitiba

A principal unidade da montadora Volvo no país, localizada em Curitiba, anunciou hoje a dispensa de 208 funcionários, a fim de “adequar a produção e o quadro de funcionários à realidade de mercado”. O número representa uma queda de aproximadamente 5% no total de trabalhadores da unidade, que emprega cerca de 4.000 pessoas e fabrica caminhões e ônibus para o Brasil e a América Latina.

O anúncio ocorre em meio à queda das vendas de caminhões no Brasil, que caíram 12,5% de janeiro a maio em comparação com o ano passado. A Volvo ainda destaca, como um dos fatores que pesaram para a dispensa dos funcionários, a redução da previsão do crescimento do PIB para 2012: as estimativas passaram de 3,5% para 2% desde o final do ano passado.

De acordo com a Volvo, a dispensa atingiu 155 trabalhadores temporários, contratados em julho do ano passado para atender à grande demanda por ônibus e caminhões em 2011 (um dos melhores anos da indústria automotiva no país), e também outros 52 funcionários efetivos.

A Volvo manteve, porém, 366 empregados temporários na unidade, a fim de atender à “expectativa de melhora das vendas de caminhões no segundo semestre”, puxada especialmente pelos programas de incentivo do governo federal, que anunciou compra de caminhões e equipamentos na semana passada. Esses trabalhadores foram efetivados.