enkontra.com
Fechar busca

Economia

Exposição de Londrina será vitrina de negócios

  • Por Redação O Estado Do Paraná

Faltando menos de uma semana a abertura da 43.ª.a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – de 3 a 13 de abril -já foram locados todos os pavilhões destinados às raças bovinas e 95% dos estandes da área industrial. No setor de animais, são 4.000 bovinos de elite e 7.000 cruzados, mais 600 eqüinos, 120 ovinos e 60 suínos. Duas novidades, este ano, serão 250 muares, oriundos de diversas regiões do Brasil, e cavalos lusitanos, que se prestam para shows.

Haverá 40 leilões de animais, quatro a mais que os da Exposição do ano passado, e pelo menos metade deles terá transmissão direta pelo Canal Rural e pelo Canal do Boi. Todos os resultados estarão disponibilizados na Internet. Haverá espetáculos de rodeio, durante três noites, inclusive com campeonatos de cavalos mangalarga marchador.

No setor industrial, onde são expostos tratores, plantadeiras e colheitadeiras, demais máquinas e implementos agrícolas, veículos utilitários, caminhões e automóveis, ferramentaria, produtos veterinários e agropecuários etc., a expectativa é completar já nos próximos dias o restante das locações disponíveis.

Para a Exposição de abril são esperados empresários do agronegócio de Cuba, Canadá, Estados Unidos, Itália, Índia, Austrália, Chile, Argentina e Paraguai. Eventos especiais, na área da difusão de conhecimentos, são a Ruraltec, que mostra os avanços da tecnologia no campo; a Via Rural, também denominada Fazendinha, que é uma vitrina tecnológica da agropecuária paranaense e tem ao mesmo tempo função educativa, por demonstrar a necessidade da preservação ambiental; e toda a gama de cursos, seminários, conferências e palestras que se realizam no correr da feira.

Seminários

Já estão programados seminários, encontros e palestras sobre melhoramento genético da raça Limousin, fruticultura, piscicultura, produção de café, produção de leite, desenvolvimento rural, pecuária de corte, suinocultura, agricultura familiar, gado Nelore, desenvolvimento turístico e outros.

Além desses eventos, só na Vila Rural haverá 80 palestras, durante a Exposição, focalizando pecuária de corte, leite, grãos e madeira, ervas medicinais, defumandos e embutidos, panificação e soja na alimentação, vegetais e produtos lacteos.

Também se realizarão mini dias-de-campo. No programa consta uma homenagem aos melhores criadores do Brasil. Paralelamente realizar-se-ão desfiles de modas e uma exposição de artes plásticas.

Shows

Os espetáculos musicais, no Recinto de Shows João Milanez, contarão na presente Exposição com o cantor Daniel – que tem sido uma exigência do público -Ivete Sangalo, Zezé de Camargo e Luciano, Xitãozinho e Xororó, Teodoro e Sampaio, Milionário e Zé Rico, KLB, Titãs e Grupo Tradição. A expectativa é que a Exposição de 2003 receba 900 mil pessoas.

Edson Neme Ruiz, presidente da Sociedade Rural do Paraná, ressalta que a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina é hoje a grande vitrina nacional dos negócios da agropecuária e também o centro convergente e irradiador de conhecimento, pela presença do que há de mais avançado em tecnologia a serviço da produção rural.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas