Exportar pelos correios fica mais fácil

Rio (ABr) – O serviço Exporta Fácil, dos Correios, a cada ano se consolida como um aliado do empresário brasileiro que busca o mercado exterior com rapidez e segurança. Os principais beneficiados são os micros e pequenos empresários, segundo o coordenador de Negócios da Diretoria Regional dos Correios no Rio de Janeiro, Ricardo Mota.

Além de viabilizar negócios, englobando vendas, transferência de mercadorias e remessa de amostras para o Brasil e para o exterior, entre outras atividades, o Exporta Fácil facilita todo o contexto logístico para o exportador brasileiro, informou Mota. ?Todos se beneficiam dessa solução, mas quem mais se beneficia são os micro e pequenos empresários.?

A principal vantagem que o serviço dos Correios dá ao empresariado é a simplificação do processo de exportação. Os Correios fazem toda a emissão da documentação necessária ao despacho aduaneiro, disse Mota.

?Há uma plena parceria com a Secretaria da Receita Federal no que diz respeito aos processos de fiscalização aduaneira?, observou, esclarecendo que através dos Correios o pequeno exportador entra no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), ?desmistificando aquela antiga idéia de dificuldade para a exportação brasileira?.

O coordenador destacou outro fator positivo, que é a capilaridade dos Correios. ?Nós estamos em todos os municípios do País. E hoje nós criamos essa facilidade física para esse pequeno exportador, inclusive o artesão que queira entrar no processo de exportação brasileira, que é a facilidade territorial por conta de termos hoje oito mil agências habilitadas a captar essa mercadoria para exportação?, informou.

Ele reiterou que a burocracia no serviço Exporta Fácil é bastante reduzida, limitando-se ao preenchimento de um formulário pelo cliente, pessoa física ou jurídica. ?Essa redução foi uma ação do governo em que todos os órgãos participantes, operadores ou anuentes como a Receita Federal, Ministério da Agricultura, e Ministério da Saúde estão envolvidos na política de comércio exterior do governo federal. E acima de tudo cria essa facilidade legal?, ressaltou.

Ricardo Mota destacou que quando se trata de um exportador que faz a operação pela primeira vez, a atuação dos Correios ultrapassa a operação propriamente dita. A estatal dispõe de uma estrutura de salas de negócios internacionais onde profissionais qualificados são envolvidos, inclusive na formação desse exportador.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.