economia

Exportação de petróleo em maio ficará abaixo de 7 mi de bpd, diz Arábia Saudita

Importante exportador de petróleo, a Arábia Saudita disse nesta terça-feira que manterá seus níveis gerais de produção de petróleo em maio abaixo de 7 milhões de barris por dia (bpd), em linha com o compromisso do país que é uma liderança da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para ajudar a controlar o excesso de oferta global. As alocações para clientes internacionais foram mantidas mais baixas, apesar da demanda maior que no mês anterior, por questões sazonais, disse o Ministério de Energia em comunicado por e-mail.

“A Arábia Saudita continua a liderar pelo exemplo, produzindo menos que o teto no âmbito da declaração de cooperação [da Opep], apesar da demanda doméstica e internacional sazonalmente crescente”, afirmou um porta-voz na nota.

A Opep e alguns países de fora do bloco, entre eles a Rússia, fecharam um acordo no fim do ano passado em Viena para continuar a limitar a produção até o fim do ano atual. Os maiores produtores acreditam que o excesso de oferta global ainda pressiona os preços. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo