Exportação de maçã alcançará 90 mil toneladas em 2004

A queda da produção de maçãs na Europa, aliada a melhoria da qualidade do fruto brasileiro deve gerar um aumento de 30% na exportação de maçãs em 2004, alcançando mais de 90 mil toneladas, produzidas pelos estados do sul do País.

Essa é a avaliação do engenheiro agrônomo Genor Mussatto, diretor-presidente da Pomigran Engenharia Agronômica Ltda., empresa de prestação de serviços agronômicos. Para garantir esse ranking positivo, torna-se cada vez mais importante assegurar a saúde dos pomares e a qualidade dos frutos.

O fertilizante foliar Bordasul, fabricado pela RCN Agro, tem apresentado excelente resultado no controle de fungos e bactérias, bem como fonte de nutrientes na cultura de maçãs. No período vegetativo, por exemplo, melhora a coloração das frutas, proporciona aumento da espessura da casca e na poupa e diminui a carência de Calcio. Além auxiliar o controle da podridão nos frutos, como Podridão Amarga (Glomerella cingulata), a sarna da macieira, causada pelo fungo Venturia inaequalis, é a principal doença da macieira nas regiões de clima temperado e úmido.

Testado e aprovado pela Unesp de Jaboticabal (SP), Bordasul – composto por sulfato de cobre (25% de Cobre e 10% Cálcio) -, é totalmente aproveitado na nutrição da planta, sendo determinante na formação e na qualidade dos frutos. Além disso, seu preço é 40% menor que os similares produzidos pela concorrência, uma excelente relação custo/benefício para o agricultor, ser ecologicamente correto.

Aplicação

O tratamento com o Bordasul deve ser iniciado primeiramente no período da pós-colheita e durante o inverno. Inicia-se, com 150 gr/100 litros de água e chega-se até 500 gr/100 litros de água, no inverno. Na cultura da macieira, na região de Vacaria – RS diversos produtores já estão utilizando a partir do mês de dezembro em pomares em plena produção. Inicia-se com dosagens baixas, com 50 gr/100 litros de água aumentando-se 50 gr/100 litros de água a cada 15 dias, chegando-se a aplicar até 150 gr/100 litros de água, totalizando três aplicações com frutos sobre a planta. O Bordasul tem se constituído em uma arma importante para controle de glomerella em pós colheita e também no controle de diversos cancros que afetam essa cultura. “Estamos recomendando sua utilização em período hibernal a partir do mês de dezembro, em dosagens pequenas e contínuas. Neste sentido, estamos observando que o Bordasul tem-se mostrado eficiente no controle de doenças foliares”, informa Genor Mussatto.

O Bordasul vem embalado em pacotes de 2kg, caixas de 20kg e em sacos duplos de 30kg, apropriadas resistentes, assegurando a perfeita qualidade do produto, da estocagem ao uso. É totalmente aproveitado na nutrição da planta, sendo determinante na formação e qualidade dos frutos.

A RCN Agro

Empresa do grupo RCN – uma das maiores produtoras de enxofre do País -, a RCN Agro foi criada para atuar no segmento de fertilizantes e fungicidas a base de enxofre, cobre e aminoácidos. Atualmente a empresa conta com um portifólio de aproximadamente 15 produtos no segmento agrícola.

Com fábrica no município de Santa Isabel, a 58 Km da cidade de São Paulo, a empresa registrou este ano um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2002. Para aumentar seu market share, a empresa pretende aumentar sua produção, com a inauguração de mais uma fábrica até julho de 2004.

Voltar ao topo