Exploração de petróleo vai dar royalties a Paranaguá

Funcionários da Petrobrás da Unidade de Negócios de Exploração e Produção de Petróleo da Região Sul estiveram, na última quinta-feira, com o prefeito de Paranaguá Mário Roque, secretários e demais autoridades do município, reunidos no auditório do Palácio São José.

Na oportunidade foi apresentado o projeto de Desenvolvimento dos Campos de exploração petrolífera de Coral e Estrela do Mar, localizados no mar territorial do Paraná. Por questões estratégicas, de acordo com os técnicos, a sociedade não havia sido ainda informada sobre o desenvolvimento desses projetos.

A Petrobrás detém 35% de participação no empreendimento e é a responsável pelos projetos e também pela operação dos campos. Outras 3 empresas que compõe o consórcio são a Queiroz Galvão Perfurações S. A . (30%), Coplex Petróleo do Brasil(27,5%) e Starfish Oil & Gas S.A .(7,5). O escoamento da produção será através da plataforma Atlantic Zephyr(SS-11) e do navio tanque(NT) Avaré, que serão instalados e entrarão em operação ainda nesse ano, provavelmente em setembro próximo. O volume a ser explorado nos referidos campos é de aproximadamente 171 milhões de barris de óleo.

Os dois campos deverão produzir cerca de 20 mil barris óleo de excelente qualidade. Com essa produção, o país diminuirá o volume importando, reduzindo o envio de remessas ao exterior. Na divisão do bolo gerado pelos royalties, os estados envolvidos confrontantes aos campos de operação, que ficam com 27%, outros 27% aos municípios envolvidos, e percentuais menores divididos ao Fundo Especial, Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Comando da Marinha.

Três cidades do Paraná receberão estes os Royalties, sendo Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá, que de acordo com os critérios da ANP, deverá receber maior volume do repasse devido aos municípios. As projeções apontam para um repasse anual de aproximadamente R$ 5 milhões, a serem divididos num período.

A distribuição dos recursos para os diversos beneficiários e o montante devido recolhido mensalmente pelos produtores são definidos pela legislação e pela ANP-Agência Nacional de Petróleo. Embora estejam localizados em mar territorial do Paraná, a base de operações da empresa está em Itajaí, Santa Catarina, que de acordo com critérios técnicos e estratégicos da empresa afirmam ser geograficamente mais perto para as operações marítima, além do que a exploração vem se dando na direção sul do país, e não ao norte. A distância em linha reta, do Poço de Coral até Pontal do Paraná está em torno de 205 Km ao passo que de Itajaí essa distância fica em 180 Km.

Voltar ao topo