Um grupo liderado pela Petrobras não encontrou petróleo nem gás no primeiro poço perfurado no bloco marítimo de Tayrona, na costa do Caribe, segundo o jornal colombiano Portafolio.

continua após a publicidade

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Maximiano Da Silva Scuta, disse ao jornal que depois de perfurar 4 mil metros no mar do Caribe, a companhia encontrou apenas água.

Um funcionário da Petrobras, que não quis ser identificado, confirmou a informação para a Dow Jones, embora tenha dito que esta é apenas a primeira perfuração na área de 20 mil quilômetros quadrados.

As companhias que exploram o bloco investiram US$ 135 milhões na perfuração do poço, segundo o jornal. Scuta disse que o grupo deve fazer outra perfuração na área em 2009.

continua após a publicidade

Para a exploração do poço, juntaram-se à Petrobras a norte-americana ExxonMobil e a estatal colombiana Ecopetrol. A companhia brasileira, que comanda as operações, tem uma participação de 40% no negócio, outros 40% pertencem à Exxon e 20% são da Ecopetrol.

Em anos anteriores, o governo colombiano encorajou companhias privadas a investir no país para procurar petróleo e gás, e aumentar as reservas nacionais, tendo em vista que a Colômbia prevê se tornar uma importadora líquida de petróleo em 2014. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade