Expectativa de juros mais baixos anima bolsas

A expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) reduza ainda mais suas taxas básicas de juros levaram as bolsas dos Estados Unidos a fecharem o pregão de hoje em forte alta. Os bons resultados dos mercados acionários americanos influenciaram positivamente as bolsas da Europa.

O Dow Jones fechou em alta de 230,46 pont os (2,87%), em 8.274 09 pontos, Jones recuperando cerca de um terço das perdas dos três pregões anteriores. O Nasdaq avançou 53,54 pontos (4,44%), em 1.259,55 pontos, com mínima em 1.224,80 pontos e máxima em 1.279,57 pontos.

Vários operadores atribuíram o avanço a vários motivos: fatores técnicos, expectativa de q ue o Fed diminua as taxas de 1,75%, o nível mais baixo em 40 anos, na reunião de terça-feira e o fortalecimento do dólar nos mercados cambiais.

Uma alta era prevista, pois o preço das ações estava muito baixo, Mas sua força surpreendeu. ?Após uns dias de vendas, possivelmente se trata de um pequenoo rebote, mas não é algo que possar sair gritando que o mercado se recuperou?, afirmou o gerente de investimentos da Avatar Associates, Charles White.

Voltar ao topo