EBX

Ex-presidente da Vale, pai de Eike sai em defesa das empresas do filho

O ex-presidente da Vale e pai do empresário de Eike Batista, Eliezer Batista, saiu em defesa do grupo EBX, de seu filho, ao afirmar que o que estão fazendo com o grupo é uma injustiça e “uma falta de civismo”.

Batista se referia à chuva de críticas que se sucederam a redução das estimativas de produção da petroleira do grupo, a OGX, que provocou forte queda das ações na Bovespa. Em dois dias, a petroleira chegou a perder R$ 13,809 bilhões em valor de mercado, parte dos quais já recuperada.

“Foi uma reação muito exagerada. Exagerada e injusta”, disse Eliezer, durante almoço de comemoração dos 203 anos da Associação Comercial do Rio de Janeiro. “Dar um tratamento injusto a uma companhia brasileira é, no mínimo, falta de civismo.”

Ele não concordou quando questionado se a reação negativa do mercado foi motivada pela quebra de confiança dos investidores da empresa frente a um otimismo excessivo em relação aos projetos do grupo. Segundo Batista, é natural que uma empresa em fase inicial encontre obstáculos em seu caminho.

“Não há otimismo excessivo. O que há é um problema técnico. Um operador sempre encontra obstáculos que não são previstos. A empresa está no começo e o petróleo que está lá e vai ser retirado. [A EBX] é uma firma que está em processo de produção ainda. É uma questão de tempo”, disse.