Para evitar problemas com as compras de Natal, é importante que o consumidor planeje antecipadamente os seus gastos, fazendo uma lista das pessoas que pretende presentear e que busque alternativas do que comprar para cada uma. “Elabore um orçamento de quanto você pode gastar e procure não comprometer dinheiro que ainda não recebeu”, recomenda o coordenador do Procon-PR, Naim Akel, sobre a utilização antecipada do 13º salário. “Na seqüência, faça uma pesquisa de mercado”, salienta Akel, “e não deixe de negociar os preços. É o consumidor que tem o poder de baixá-los”.

Tome cuidado na hora da escolha da forma de pagamento. Na compra com cartão de crédito prevalece o preço à vista. Quanto a cheques e crediários, verifique sempre os juros e se as condições de pagamento são vantajosas. “O consumidor deve desconfiar dos excessos de vantagens oferecidas”, diz o coordenador do Procon.

Garantia

Além da garantia contratual do fabricante, o Código de Defesa do Consumidor estabelece uma garantia legal de 30 dias para bens não duráveis e 90 para bens duráveis. Na compra por telefone, você tem 7 dias para desistir da compra e ser ressarcido.

No caso de defeitos no produto, o fornecedor tem 30 dias para solucioná-los. “Persistindo o problema, o consumidor pode exigir a troca, a devolução da quantia paga, corrigida monetariamente, ou o abatimento do valor”, explica Akel.

Cuidados especiais

Estas são algumas dicas de cuidados a serem tomados na aquisição dos produtos mais comercializados nesta época do ano:

Roupas: Preste atenção à qualidade do acabamento e do tecido e verifique se não há defeitos; Confira a numeração e peça ao vendedor que especifique na nota fiscal a possibilidade de troca.

Brinquedos: Verifique existência do selo do INMETRO, que garante a segurança e a qualidade do produto; Teste nas lojas todos os brinquedos eletrônicos ou à pilha; Exija manuais de instruções e certificados de garantia junto com a nota fiscal; Esclareça às crianças quanto à propaganda enganosa. Nem sempre os brinquedos têm as habilidades apresentadas nos anúncios.

Alimentos: Atenção especial para a data de validade, peso, preço e embalagens estufadas, amassadas, danificadas ou com líquidos dentro; Antes de comprar qualquer alimento, verifique as condições de higiene do estabelecimento; Na compra de alimentos importados, preste atenção se o produto não está com aparência de velho e com mofo; Com produtos resfriados, certifique-se das condições de acondicionamento. Deixe para comprar estes alimentos por último.

Nunca esqueça de solicitar a nota fiscal. Ela é o documento de garantia do produto e é necessária para eventuais reclamações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque Procon 0800-41-1512 ou pelo site:

www.pr.gov.br/proconpr
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