EUA: Produção industrial cai 0,1% em janeiro

A produção industrial nos Estados Unidos surpreendeu e caiu 0,1% em janeiro ante dezembro, informou hoje o Federal Reserve, como reflexo da queda na produção de diversas indústrias, entre elas a automobilística.

O resultado veio abaixo das previsões dos analistas ouvidos pela Dow Jones, que esperavam expansão de 0,2%. O resultado de dezembro foi revisado ligeiramente para cima, passando de 0,3% para 0,4% de expansão.

A queda em janeiro ocorre após grandes ganhos em novembro e dezembro. Além disso, outros dados divulgados nesta sexta-feira sugerem que as indústrias deram somente uma pausa no mês passado.

A taxa de utilização da capacidade instalada no país teve ligeira queda em janeiro, para 79,1%, do patamar revisado de 79,3% registrado em dezembro. Os economistas esperavam uma taxa de utilização menor do que o resultado divulgado pelo Fed, em 78,9%.

Em janeiro, a atividade manufatureira avançou 2,1%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, e a produção no setor de serviços de utilidade pública subiu 3,5%. Já a produção de veículos e autopeças caiu 3,2% no mês. Também sofreram contração as produções de metais primários, produtos de madeira, computadores, eletrônicos e equipamentos elétricos.

A produção do setor de serviços, que responde por boa parte da economia norte-americana, não está incluída nesse relatório. As informações são da Dow Jones.