EUA podem bloquear carne do Brasil

Os EUA pretendem exigir de países exportadores de carne bovina a adoção de medidas contra o mal da vaca louca. As novas regras impostas aos produtores norte-americanos devem ser seguidas também pelos mercados externos. O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) enviou carta a dez países exportadores no início de janeiro.

Segundo o documento, as importações serão bloqueadas se os países não cumprirem as novas regras.

A carta divulgada na quarta-feira foi enviada a autoridades dos ministérios da Agricultura do Brasil, Austrália, Argentina, Canadá, Costa Rica, Honduras, México, Nicarágua, Nova Zelândia e Uruguai.

O problema, nesse caso, é a criação de mais uma barreira ao livre comércio, defendido pelos EUA na forma da Alca.

O republicano Bob Go-odlatte, da Virgínia, se disse preocupado com a possibilidade de outras áreas do comércio internacional adotarem barreiras sanitárias como forma de proteger a indústria local. “Isso pode se espalhar para todas as outras áreas”, disse.

Goodlatte disse temer que outros países imponham barreiras comerciais aos produtos norte-americanos como represália.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.