EUA e Brasil acertam cooperação na indústria de aves

Dois grupos que representam 80% das exportações de aves no mundo, o Conselho de Exportação de Aves e Ovos dos Estados Unidos (USAPEEC, na sigla em inglês) e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF), concordaram em trabalhar juntos em objetivos comuns da indústria, apesar da intensa competição entre os países. Derrubar as barreiras comerciais em todo o mundo, reduzir o impacto ambiental da produção de aves e combinar as forças em segurança de alimentos são alguns dos objetivos que os grupos definiram para si próprios.

“Nós continuaremos a concordar em discordar, porque, apesar de tudo, continuamos sendo concorrentes acima de tudo”, disse Jim Sumner, presidente da organização norte-americana. “Mas, sob os termos do memorando de entendimento, concordamos em trabalhar em conjunto em questões de interesse mútuo.” Francisco Turra, presidente da ABEF, afirmou que “mesmo que sejamos concorrentes fortes, isso não nos impede de colaborar nas questões que afetam a nossa capacidade de comércio”.

Os dois grupos assinaram o memorando na feira de comércio de alimentos e bebidas de Anuga, em Colônia, na Alemanha. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo