EUA devem mudar tratamento em relação ao Brasil

O governo dos Estados Unidos sinalizou ao governo brasileiro com uma mudança significativa no tratamento que vem dispensando à crise financeira do Brasil, informaram fontes de Washington à Agência Estado.

Segundo essas fontes, o governo norte-americano dará uma demonstração de boa vontade com o Brasil, promovendo uma ?virada de posição? em relação às declarações feitas no fim de semana passado pelo secretário do Tesouro, Paul O?Neill, que quase provocaram uma crise diplomática entre os dois países.

Em entrevista a uma televisão, O? Neill disse que não estava disposto a conceder ajuda financeira a países como o Brasil, para que recursos dos contribuintes americanos não fossem desviados para contas bancárias na Suíça. O episódio só foi superado depois que o governo americano apresentou desculpas ao Brasil.

A mudança da posição dos Estados Unidos alimenta a expectativa das autoridades brasileiras de que as negociações de um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional, que se iniciaram hoje (31) em Washington, serão bem-sucedidas.

Fontes do governo brasileiro disseram hoje que o momento é de cautela e que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, e o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, estão dispostos a não se deixar impressionar pela forte volatilidade do mercado doméstico.

Voltar ao topo