Estudo revela que pequenas cidades empregam mais

Os municípios com menos de 50 mil habitantes foram os que mais geraram empregos no Paraná no ano passado. Enquanto em todo o Estado o nível de emprego cresceu 6,58%, nos pequenos municípios esse índice foi de 7,40%. Já entre as cidades do Paraná que mais se destacaram no variação do nível de emprego estão Sarandi, Colombo e Pinhais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, e foram divulgados ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).  

Na avaliação do economista do Dieese Sandro Silva, esse comportamento do emprego no interior está diretamente ligado a agroindústria, que em 2007 registrou uma recuperação, assim como, a valorização cambial. Em todo o Paraná foram criados 122.361 empregos formais, dos quais 74.779 (61,11%) nos municípios do interior do Estado, e 47.582 (38,89%) nas cidades da Região Metropolitana de Curitiba. Silva destaca que dos 29 maiores municípios do Estado, 15 deles tiveram crescimento superior em número de empregos que o total do Paraná. Além disso, 23 dos 29 municípios tiveram crescimento acima de 4%.

No município de Sarandi, que registrou o maior índice de geração de empregos em 2007 (13,46%), só os setores da indústria da transformação e comércio responderam por 83% da vagas, com destaque para material de transporte, têxtil e vestuário. Em Colombo, segundo município com melhor desempenho (11,70%), os setores se repetiram, com destaque para a indústria de produtos alimentícios, bebidas e metalurgia, assim como, a construção civil. Em Pinhais, onde o volume de empregos foi de 11,39%, os setores que mais tiveram impacto nas vagas foram o comércio varejista, a indústria da transformação – nos segmentos de produtos farmacêuticos, perfumaria e gráfica -, e outros serviços como imobiliário, recursos humanos e limpeza.

Entre os municípios com menor desempenho na geração de empregos em 2007 está Campo Largo (1,14%). Impactaram negativamente nesse resultado os setores da indústria da transformação – em especial material de transporte -e serviços. Piraquara foi segundo município com menor desempenho (2,06%), tendo como principais reflexos a queda de vagas na construção civil e indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool. Já Guarapuava teve o terceiro menor desempenho (2,64%), com destaque para o setor de serviços na área de administração de imóveis, valores imobiliários e serviços técnicos.

Voltar ao topo