economia

Estou aberta a reformas na zona do euro, diz chanceler da Alemanha

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou na terça-feira que é possível que a zona do euro tenha um orçamento comum e também um ministro das Finanças comum, mas estabeleceu condições para isso, em discurso a líderes empresariais na terça-feira. “Nós podemos, claro, pensar em um orçamento da zona do euro, contanto que isso realmente fortaleça as estruturas e atinja resultados sensíveis”, afirmou.

“Nós poderíamos pensar em um ministro das Finanças comum”, disse ela também. “Se não estivermos colocando passivos no lugar errado”, comentou. O presidente da França, Emmanuel Macron, defende uma maior união no bloco. Um assessor do líder francês disse que a aparente abertura de Merkel a reformas era “muito positiva”, no âmbito de um “clima de confiança” bilateral.

Sob Macron, a França tem levantado a ideia de orçamento e questões financeiras específicas conjuntos na zona do euro. Até agora, Berlim resistia à ideia. A fala de Merkel, porém, sugere que as duas visões poderiam ser reconciliadas com um arranjo comum que combinaria uma política fiscal mais dura e algumas transferências fiscais entre países com superávit orçamentário e déficits. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo