Estimativa da safra 2009 já reflete crise mundial

A crise mundial já causou impacto no setor agrícola, confirmado pelo primeiro prognóstico de safra 2009 anunciado nesta quinta-feira (6) pelo IBGE, quando foi apresentada uma projeção de safra 3,3% menor no ano que vem do que em 2008. Segundo o coordenador de agropecuária do instituto, Flávio Bolliger, é “muito raro” que a primeira estimativa de safra do instituto mostre uma expectativa de queda na produção. “Não lembro disso ter ocorrido antes”, afirmou.

Segundo Bolliger, os efeitos da crise no setor agrícola chegam sobretudo nos investimentos, já que o produtor não pode deixar de plantar, mas acaba abrindo mão do uso de tecnologia, o que acaba levando a uma redução da produtividade no campo. “Certamente, o produtor está muito menos tranqüilo do que estava no fim do ano passado, há muita incerteza em relação a preços”, afirmou.

De acordo com Bolliger, os preços dos insumos “prosseguem em patamar dos tempos de euforia, enquanto os preços de produção já foram atingidos pela crise”. Além disso, segundo ele, está “muito mais difícil” o acesso dos produtores a linhas de financiamento.

O IBGE divulgou uma estimativa de safra de 140,8 milhões de toneladas em 2009, volume que, se confirmado, será 3,3% menor do que o registrado em 2008, de 145,3 milhões de toneladas. Segundo Bolliger, a alta nos preços dos insumos e o recuo na cotação de matérias-primas (commodities) agrícolas estão desestimulando os produtores.