Este é o momento para comprar ações

As seis principais empresas paranaenses de capital aberto – ALL, Bematech, GVT, Paraná Banco, Positivo Informática e Providência – se reuniram ontem durante o 2.º Sul em Ações, que aconteceu no capus da Universidade Positivo, em Curitiba.

Mesmo num período de turbulência no mercado de ações (a Bovespa acumula queda de -28,93% no ano), pela instabilidade na economia internacional, os profissionais de Relacionamento com o Investidor (RI) são unânimes em afirmar que o momento é propício para investir.

De acordo com o gerente de RI do Paraná Banco, Ricardo Rosanova Garcia, o investidor individual deve aproveitar o memento, já que as ações tiveram uma variação negativa significativa nas últimas semanas. “Isso para quem pensa a longo prazo pode gerar um lucro significativo”, afirma.

Garcia conta que as ações do Paraná Banco registra queda de -70% desde o começo do ano. Porém, ele acredita que o mercado deve se estabilizar e as variações devem oscilar de forma menos brusca. Por isso, segundo Garcia, os índices a logo prazo se mostram melhor do que qualquer tipo de investimento. “Porém é preciso ter paciência e disciplina”, comenta.

Para a RI da América Latina Logística (ALL), Roberta Ehlers, o momento exige do investidor uma maior confiança do que no período anterior à crise. Para ela, a incerteza dos investidores, mesmo com os resultados operacionais positivos das empresas, tem ocasionado em uma reação inesperada do mercado.

Roberta explica que as ações da ALL apresentam uma variação negativa de -43%, desde o começo do ano, no Ibovespa. “Essa queda não reflete o crescimento na receita e no volume transportado pela empresa. Nos primeiros nove meses do ano, a empresa teve uma alta na receita de 17% e um lucro líquido de cerca de R$ 215 milhões”, afirma.

Outra que relata variação negativa no mercado de ações é a gerente de RI da operadora de telefonia GVT, Rosângela Sutil Oliveira. Segundo ela, as ações da empresa acumulam queda de -35% neste ano. Contudo, Rosângela também acredita na recuperação das cotações nos próximos meses.

“Isso porque temos apresentado um crescimento forte de receita. Além disso, a empresa tem uma metodologia no mercado de capital de atuar de forma transparente, expondo inclusive os riscos”, afirma.

Para Rosângela, outro fator que ajuda a manter o preço das ações GVT é o ramo de atividade da empresa. Segundo ela, a prestação de serviço de telecomunicações equivale a uma necessidade básica e, com assim, menos suscetível às variações econômicas.

A consultora da BM&F Bovespa, Tércia Rocha, concorda que o momento pode ser vantajoso. “Quanto sai na mídia que a bolsa fechou em alta, todo mundo quer investir. Mas nem sempre a alta indica um momento certo para adquirir ações”, afirma. Segundo Tércia, o que está em alta hoje pode sofrer oscilações negativas amanhã.

Por isso, a consultora aconselha o investidor a estar atento a uma série de informações para reduzir a margem de insucesso dos investimentos. “É preciso analisar, além das tendências da macroeconomia, a conjuntura do ramo em que a empresa atua”, conclui.

Voltar ao topo