Este ano não tem presente

São Paulo – Mais da metade (56%) dos consumidores da capital paulista não pretende comprar presentes no Natal deste ano. A constatação é de pesquisa realizada pela Toledo & Associados, a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Entre os que pretendem presentear, a intenção é gastar perto de R$ 47 reais com cada item e a idéia é contemplar cinco pessoas.

A maioria dos entrevistados (55%) avaliou que este ano está pior do que 2002 por causa da inflação, perda de poder de compra e desemprego. Com isso, foram obrigados a mudar os hábitos de consumo, substituir produtos e adotar cautela nas compras de Natal. Foram realizadas 600 entrevistas com consumidores de idade superior a 16 anos de todas as classes socioeconômicas.

De acordo com a pesquisa, o comércio de rua deverá ser o mais beneficiado e as roupas, brinquedos e calçados serão os presentes preferidos. Na avaliação da ACSP, os estímulos ao crédito podem ajudar no desempenho do comércio neste final de ano, sobretudo nos segmentos de eletrodomésticos, celulares e móveis.

Voltar ao topo