Estados Unidos responderão a retaliações

Brasília (AE) – Os Estados Unidos fizeram ontem uma ameaça ao Brasil, caso o governo brasileiro venha a aplicar retaliações comerciais contra produtos, serviços e patentes americanos. Em visita oficial a Brasília, o secretário-adjunto de Estado, Robert Zoellick, insistiu que a adoção de retaliações é ?contraproducente, somente pioraria o problema, e deveria ser decidida só em último caso?. Ele assinalou ainda que Washington poderá rever o acesso preferencial de produtos brasileiros ao mercado americano, com tarifas de importação reduzidas, e também a cooperação na área de propriedade intelectual.

Zoellick demonstrou que já não interessa mais aos Estados Unidos as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e tampouco um acordo direto com o Mercosul – proposta que o Itamaraty insiste em apresentar ao governo americano. O foco de Washington está na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.