O governador Orlando Pessuti e o secretário dos Transportes, Mario Stamm Filho, fizeram ontem uma visita de inspeção ao Porto Matarazzo, em Antonina. Desativadas desde 1972, as instalações estão sendo reformadas pelo empresário Fernando Matarazzo, atual responsável pelo local, que pensa em reativá-las.

continua após a publicidade

Segundo o governador, o Estado estuda atualmente a possibilidade de comprar a área para anexá-la ao Porto de Antonina. O novo cais serviria para a atracação de navios de menor porte e de turismo.

O prefeito de Antonina, Carlos Machado, se disse satisfeito com o interesse do Estado na aquisição do Porto Matarazzo. “O sistema portuário do Paraná precisa dessa estrutura, para que, em conjunto com o Porto de Paranaguá e o da Ponta do Poço, possa receber todo tipo de embarcações. Com isso, teremos o melhor sistema portuário do Brasil”, argumentou.

O porto tem 220 metros de cais, que permitem a atracação de navios de 155 metros de extensão e vinte pés (o equivalente a seis metros) de calado. Caso volte a funcionar, serão necessárias obras de dragagem para a atracagem de navios de 33 pés (dez metros) de calado.

continua após a publicidade