Especialista recomenda cuidados para não pagar IOF na compra de material escolar

Brasília – Pais com filhos em idade escolar que pretendem utilizar cartões de crédito ou recorrer ao cheque especial na hora de comprar materiais escolares devem tomar cuidados com o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A orientação é do professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), Fernando Sarte.

Em entrevista nesta terça-feira (8) ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional, o professor alerta que a melhor opção é não recorrer a essas linhas de crédito. ?O cartão e o cheque-especial devem ser evitados, pois são os mais altos na alíquota do imposto?, disse Sarte.

Segundo o especialista, a praticidade e a forma de pagamento do cartão e do cheque especial levam o consumidor a gastar mais na hora da compra. Ele recomenda o planejamento do orçamento familiar para o consumidor não passar aperto no início de ano.

?Mesmo sendo difícil para os pais, a melhor alternativa continua sendo um planejamento de despesas no decorrer do ano, só assim alivia o bolso do consumidor nesse período? afirmou o professor.

Segundo a Associação Comercial de Brasília, em 2006, 65% da população do Distrito Federal tomou cuidados ao utilizar cartões e cheques. Os consumidores optaram pelo parcelamento sem juros.

Voltar ao topo