ES lidera alta na produção industrial, diz IBGE

A produção industrial no Brasil registrou expansão da atividade em todos os 14 locais investigados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no acumulado de janeiro a novembro de 2010. Segundo informou hoje o instituto, o destaque ficou com Espírito Santo, que registrou crescimento de 24,9% nos 11 primeiros meses de 2010. Na sequência aparecem Amazonas (16,9%), Goiás (16,8%), Minas Gerais (15,8%), Paraná (15,6%) e Pernambuco (11,2%). Estas regiões mostraram expansão acima da média nacional, de 11,1%, para o mesmo período.

O IBGE informou ainda que São Paulo, parque industrial de maior peso na estrutura produtiva nacional, avançou 10,9% no acumulado de 11 meses de 2010. A expansão da atividade industrial nestes locais confirmou o padrão de crescimento observado ao longo do ano passado. O IBGE informou que a estrutura industrial nesses Estados tem a forte presença de segmentos produtores de bens de capital – como os associados aos setores de transportes, construção, agrícola e para fins industriais – e de bens de consumo duráveis – como automóveis e eletrodomésticos, especialmente os da linha marrom. Estes Estados também reúnem setores tipicamente exportadores, particularmente, de commodities (matérias-primas).

Também houve expansão no nível de atividade, no acumulado dos 11 primeiros meses do ano passado, no Ceará (10,8%), na Região Nordeste (9,6%), na Bahia e no Pará (ambos com 9,0%), no Rio de Janeiro (8,8%), no Rio Grande do Sul (7,5%) e em Santa Catarina (6,6%).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.