Enterpa quer participar da dragagem do Canal da Galheta

A empresa Enterpa Engenharia de São Paulo ameaça entrar na Justiça para poder participar do processo de licitação para a dragagem do Canal da Galheta, na baía do Porto de Paranaguá.

A principal reclamação da empresa é que o edital exige equipamento com capacidade de dragagem de 10 mil metros cúbicos, eliminando empresas brasileiras. A Enterpa teria duas dragas com capacidade de cinco mil metros, capazes de realizar o mesmo trabalho.

Segundo a empresa o processo licitatório estaria sob suspeição. A assessoria de imprensa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informou que a administração não iria comentar o assunto e o processo de licitação transcorre normalmente. Apenas a empresa belga Dredging International entregou proposta. Mas, como não estava de acordo com o edital, terá até o dia 13 de fevereiro para se adequar e entregar a nova documentação.

A Enterpa ameaça entrar na Justiça. Uma liminar concedida no último dia 25 suspendia a licitação, mas ela foi cassada pelo desembargador Gamaliel Seme Scaff, do Tribunal de Justiça do Paraná. A licitação que está sendo realizada pela Appa é primeira internacional para dragagem do Brasil e prevê a retirada de quase 17 milhões de metros cúbicos do Canal da Galheta e dos Portos de Paranaguá e Antonina. A campanha será de cinco anos e está orçada em R$ 108,6 milhões.

Voltar ao topo