Engenharia lança agenda 21

Será lançada oficialmente em Curitiba na próxima terça-feira (29), às 19h30, a Agenda 21 da Engenharia, uma iniciativa do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/PR) e o Sindicato de Engenheiros (Senge). A primeira palestra de um temário já definido para o segundo semestre deste ano será do coordenador da Agenda 21 Brasileira do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Ivo de Souza Batista, no auditório do IEP (Rua Emiliano Perneta, 174, 2.º andar).

A Agenda 21 da Engenharia – Por um novo padrão de Produção e Consumo – vai debater nos próximos meses assuntos como Diagnóstico Sócio-Econômico do Paraná, O Novo Paradigma do Desenvolvimento Sustentável com Enfoque na Mudança dos Padrões de Consumo, Construção Civil, Política Ambiental, Agricultura, Água, Energia, Biodiversidade, Tecnologia Limpa e Resíduos. O presidente do IEP, Gilberto Piva, considera fundamental essa oportunidade de a engenharia contribuir com propostas objetivas para a qualidade de vida dos cidadãos neste novo século.

O que é agenda 21?

A Agenda 21 é o principal compromisso assumido pelos 179 países participantes da II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, realizada no Rio de Janeiro há 11 anos. Defende a prática de um novo padrão de desenvolvimento sustentável, fundamentado na conjugação de esforços na busca do equilíbrio econômico, justiça social e conservação dos recursos naturais.

O Paraná integrou-se a essas preocupações, identificou prioridades e as vocações regionais e realizou uma série de ações subordinadas a cada um daqueles seis itens, no que foi chamada de Agenda 21 Paraná. A capilaridade do compromisso global avança pela Agenda 21 local, onde cabe às cidades e suas instituições implementar medidas que resultem, em sua essência, na melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Agenda 21 da Engenharia amplia esse compromisso.

Voltar ao topo