Endividamento recua pelo 3º mês consecutivo, revela CNC

O endividamento das famílias brasileiras recuou pelo terceiro mês consecutivo, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número de endividados caiu para 59,2% em novembro, ante os 60,2% registrados em outubro deste ano, mostrou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Em novembro do ano passado, o porcentual de famílias endividadas era ainda maior, de 63,2%.

No entanto, aumentou a fatia de inadimplentes, de 17,8% em outubro para 18% em novembro. Mas o total de pessoas com dívidas ou contas em atraso ainda ficou menor do que no mesmo período do ano passado, quando era de 21,2%.

Já o porcentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso registrou leve alta, alcançando 5,5% em novembro ante 5,4% em outubro, mas ainda em patamar menor do que o de novembro de 2013, quando era de 6,6%.

Segundo a CNC, mais consumidores estão optando por quitar suas dívidas tanto pela maior cautela em relação ao consumo quanto pela proximidade das festas de fim de ano, quando planejam gastar mais. Entretanto, entre as famílias que permanecem endividadas, houve aumento no comprometimento da renda com o pagamento das contas devido ao custo elevado do crédito.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.