Encontro da agroindústria familiar será iniciado hoje

Começa hoje no campus Barigüi da Universidade Tuiuti, em Curitiba, o 1º Encontro Nacional da Agroindústria Familiar. O encontro vai discutir as políticas de desenvolvimento para o setor, formas de intensificar a venda dos produtos, as embalagens dos produtos, organização dos agricultores em cooperativas, comercialização integrada, financiamento da produção, legislação, varejo, abastecimento e gestão.

O encontro começa às 9h com uma palestra sobre políticas setoriais que será ministrada pelo secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Gilson Bitencourt. O coordenador do programa Fábrica do Agricultor, Luiz Gusi, falará sobre o projeto às 10h15.

Às 14h, o presidente da Seragini Farné, Lincoln Seragini, tratará do tema “Marca + Design + Embalagem”. A presidente da Cooperterra, Maria Iracema Fernandes, falará logo depois obre o desenvolvimento da Cooperativa Agropecuária Produtos Orgânicos da Terra.

Casos de sucesso

Às 15h45, Paulo Deola, contará a história de sucesso do Centro de Comercialização Integrado a três agroindústrias. Finalmente, às 16h15, haverá uma plenária sobre os casos de sucesso da agricultura familiar, que será coordenada pelo agrônomo da Emater Joaquim Tomas.

Primeiro evento do gênero realizado no País, o encontro integra a programação da 3ª Feira Sabores do Paraná e está sendo promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura e Ministério do Desenvolvimento Agrário com o apoio da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Banco do Brasil, Prefeitura de Curitiba, Sebrae e Instituto de Desenvolvimento Tuiuti.

Voltar ao topo