Encontro com secretários para reorganizar agricultura

O vice-governador e secretário da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti, participou ontem, do Fórum dos Secretários Municipais da Agricultura do Paraná que reuniu representantes de 75 municípios no Parque Castello Branco. “A presença dos secretários municipais demonstra o interesse na participação e reorganização da agricultura e do meio ambiente no Estado do Paraná”, afirmou Pessuti.

Durante o Fórum, o vice-governador reafirmou a necessidade de haver uma secretaria ou um departamento que cuide dos assuntos da agricultura em todos os municípios. Dados da Secretaria da Agricultura e Abastecimento indicam que apenas 50% dos municípios do Estado contam com uma Secretaria de Agricultura.

Pessuti expôs aos secretários municipais as prioridades para a agricultura do governo Requião, que estão baseadas no apoio e fortalecimento a agricultura familiar, a defesa agropecuária e a implantação de políticas agrícolas especiais. O programa de distribuição do leite e o fundo de aval para pequenos agricultores foram apontados, por Pessuti, como essenciais para sobrevivência de moradores das regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O secretário da Agricultura fez um apelo aos secretários municipais para que eles identifiquem nas suas cidades áreas desapropriadas ou que possam ser vendidas e que informem ao governo do Estado, para agilizar a reforma agrária e acabar com os processos de invasão no Paraná. “Precisamos da ajuda de vocês para conseguirmos a ordem e a estabilidade no meio rural”, conclamou.

O diretor-geral da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Helio Dutra, representou o secretário Luiz Eduardo Cheida no evento. Ele falou da importância da integração entre as várias esferas de governos para a consolidação de uma política ambiental efetiva.

Voltar ao topo